Foto de Porapak Apichodilok no Pexels |
Neste meio tempo, ele orientava as igrejas plantadas no ministério com a ajuda de seus companheiros, a exemplo de Tito, que foi encarregado de pastorear a igreja em Creta (Tt 1.5), e Timóteo, que ficou ministrando em Éfeso (1Tm 1.3). Vemos em seus escritos suas passagens pela Macedônia, Nicópolis (Tt 3.12) e, finalmente, sua intenção de chegar à Espanha (Rm 15.28), do que não se tem confirmação. O que se sabe é que em algum momento ele foi preso novamente, talvez em Trôade (2Tm 4.13), e levado para Roma; desta vez, não em uma residência, mas provavelmente em uma masmorra subterrânea, de onde escreveu sua segunda carta a Timóteo. Neste momento, sentia-se sozinho e próximo da morte (2Tm 4.6-11).
Pela tradição romana, Paulo foi decapitado, provavelmente como parte da perseguição movida em Roma pelo imperador Nero em 64 d.C., da qual Pedro alertava os crentes da Ásia Menor em sua carta (1Pe 4.12); logo mais ele também seria morto pelo nome de Cristo, crucificado de cabeça para baixo. Havia, ainda, as heresias que se espalhavam pelas igrejas ao redor de Éfeso, distorcendo a ideia de liberdade cristã em permissividade, negando a encarnação de Cristo e subestimando a necessidade da santificação, ao que Pedro, Judas e João escreveram cartas em exortação (2Pe 2.19).
Por fim, exilado na ilha de Patmos no tempo da grande perseguição movida pelo imperador Domiciano (81-96 d.C.), João escreve o livro de Apocalipse (Ap 1.9), carregada de profundo simbolismo, numa revelação da vitória de Cristo sobre Satanás e sua volta no Último Dia.
Entenda as Epístolas e seus temas principais:
- Romanos: Teologicamente a mais importante carta de Paulo, trata da justiça de Deus em uma apresentação lógica e abrangente do Evangelho.
- 1 Coríntios: Disciplina resolução de divisões e problemas que surgiram em meio à igreja formada por gentios.
- 2 Coríntios: O ministério da reconciliação - Paulo trata de ataques pessoais à sua autoridade, levantados por falsos mestres.
- Gálatas: Liberdade em Cristo - justificação somente pela graça mediante a fé.
- Efésios: Igreja como Corpo de Cristo - apresentação da Teologia Cristã quanto à conduta e riquezas da vida com Cristo. Escrita por Paulo durante sua primeira prisão em Roma.
- Filipenses: Alegria e esperança em Cristo nos momentos de adversidade. Escrita por Paulo durante sua primeira prisão em Roma.
- Colossenses: Cristocentrismo - a totalidade da Salvação em Jesus e sua superioridade. Escrita por Paulo durante sua primeira prisão em Roma.
- 1 Tessalonicenses: Volta de Cristo - consolo e incentivo a uma igreja sofredora perseguida por opositores, durante a 2ª viagem de Paulo.
- 2 Tessalonicenses: Volta de Cristo - consolo e incentivo a uma igreja sofredora perseguida por opositores, durante a 2ª viagem de Paulo.
- 1 Timóteo: Conselhos pastorais - Já idoso, Paulo orienta o jovem Timóteo no ministério pastoral.
- 2 Timóteo: Conselhos pastorais e palavras animadoras de despedida.
- Tito: Conselhos pastorais - Manual de conduta Cristã.
- Filemom: Perdão - recebendo um escravo como irmão. Escrita por Paulo durante sua primeira prisão em Roma.
- Hebreus: Apresenta a superioridade de Cristo em todos os aspectos. Autor desconhecido.
- Tiago: Fé e obras - a expressão prática da fé na vida cristã.
- 1 Pedro: Encorajamento aos cristãos perseguidos.
- 2 Pedro: Conhecimento da Palavra - combate aos falsos mestres.
- 1 João: Conhecimento da Palavra - combate aos falsos mestres.
- 2 João: Combate aos falsos mestres.
- 3 João: Comunhão entre irmãos e combate aos falsos mestres.
- Judas: Combate aos falsos mestres.
- Apocalipse: Revelação - fim dos tempos.
Este estudo é parte de uma série baseada no livro "Para Entender a Bíblia", de John Stott.
Referências bibliográficas:
NELSON, Thomas. Manual Bíblico de mapas e gráficos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003.
STOTT, John. Para entender a Bíblia. Viçosa/MG: Ultimato, 2014.
NELSON, Thomas. Manual Bíblico de mapas e gráficos. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003.
STOTT, John. Para entender a Bíblia. Viçosa/MG: Ultimato, 2014.
Comentários
Postar um comentário