Em comemoração ao especial do Dia Internacional da mulher, celebrado em 08 de março, escrevi sobre a visão bíblica da mulher em relação ao casamento. Em continuação ao tema, faço hoje uma reflexão sobre a relação da mulher com Deus.
O mais conhecido texto bíblico sobre as qualidades femininas se encontra em Provérbios 31.10-31. Embora o texto comece descrevendo a personagem em questão como esposa, o foco da mensagem é a presença abençoadora da mulher onde quer que esteja (inclusive na família) unicamente como fruto do seu temor pelo Senhor, tanto que, em boa parte do texto, acompanhamos sua ação como única protagonista, independente do marido.
Considerando que o temor do Senhor é o ideal divino para a humanidade, nestes 21 versículos vemos a mulher perfeita, tal qual Deus a criou para ser. O texto não exclui de forma nenhuma os propósitos do Pai para a família (tratados no artigo anterior), mas mostra a figura da mulher dentro deste propósito, na perfeita harmonia idealizada e proporcionada pelo Criador dentro do lar.
Embora o texto enfatize veementemente seu trabalho incansável, ela não é mostrada como uma "escrava" em sua casa; antes, é uma provedora, um porto-seguro para sua família (v. 11,14,21); e para o mundo ao seu redor, é uma patroa eficiente (v.15), uma administradora bem sucedida (v.18, 27), uma empreendedora visionária (v.16, 24), uma educadora capacitada e sensível (v.26), benfeitora e filantropa (v.12, 20), além de uma mulher diligente, forte (v.17), confiante (v.25) e elegante (v.22). De fato, mais valiosa que finas joias! Seus feitos merecem elogios e reconhecimento público (v.31).
Por fim, cabe observar que o texto começa com uma pergunta: "mulher virtuosa, quem a achará?", que é respondida no final: "...a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada". A observação do v.29 chama a atenção; de fato, muitas mulheres são valorosas e admiráveis, mas é no Senhor que as capacidades femininas são aperfeiçoadas, e encontram propósito e recompensa; assim, aquela que teme ao Senhor se destaca das outras.
Continuemos celebrando a graça de Deus sobre a vida das mulheres ao longo desta semana. Acompanhe!
Comentários
Postar um comentário